Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria)
A Calourada Segura, atividade de recepção para os universitários de Santa Maria, deve ser realizada entre 11 e 16 de março, neste ano. De acordo com a prefeitura, a Praça Saturnino de Brito vai receber os calouros, e ações de segurança para quem participa das festividades e, também, para os moradores, foram debatidas, nesta manhã, em uma reunião entre a prefeitura e os órgãos que atuam na segurança pública da cidade.
Conforme a prefeitura, o evento tem o objetivo de acolher jovens universitários que se reúnem, a cada início de semestre, na Saturnino de Brito, uma tradição em Santa Maria. Durante a reunião, realizada no Centro Administrativo Municipal, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, reforçou a importância da responsabilidade conjunta entre prefeitura e Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, para que a comemoração dos estudantes seja feita dentro da normalidade.
- Pelo terceiro ano consecutivo estamos unindo esforços para promover a Calourada Segura e proporcionar aos estudantes um espaço agradável, com infraestrutura adequada e que cause o menor impacto possível aos moradores do entorno e à população que transita pela Saturnino de Brito. Nesta edição esperamos fazer um evento ainda melhor do que o do ano passado - afirmou Guilherme Cortez.
A partir da próxima semana, as secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Superintendência da Guarda Municipal devem definir qual será a infraestrutura necessária para a realização da Calourada. Haverá a presença da Plataforma de Observação Elevada (POE), da Brigada Militar e da Delegacia Móvel da Polícia Civil, além do reforço do plantão na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e da participação de agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Equipes da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vão dar início a reparos na iluminação pública, em todo o entorno da praça e nas ruas adjacentes, para garantir a segurança. A secretaria de Meio Ambiente deve cuidar da elevação das copas das árvores, para possibilitar maior luminosidade à praça. Em caso de chuva, o cronograma de serviços poderá sofrer alterações.
Também foi confirmado o serviço de atendimento médico com ambulância no local e o bloqueio nas ruas do entorno, a partir das 19h, com monitoramento dos agentes de trânsito da prefeitura, além da fiscalização dos bares da região, oferta de banheiros químicos e lixeiras e a limpeza e manutenção da praça após a realização do evento.